Da concepção a criação de um cartaz teatral

Eu sou muito afortunado! Tenho amigos super talentosos, com mente aberta, bem dispostos e hiperativos (isso às vezes me coloca em maus lençóis).

Meu primeiro trabalho para o teatro foi a comunicação visual da peça “32 Dentes” baseada no livro de mesmo nome do Walner Danziger, que o Antonio Ranieri dirigiu e atuou em 2008. Fotografei o ensaio e fiz o design do cartaz, programa, flyer, etc. Era um dos trabalhos que mais queria fazer, tanto como fotógrafo, quanto como designer. E desse trabalho surgiu minha parceria com o Walner, mas isso merece outro post. Depois desse trabalho, que foi muito bem sucedido, não larguei mais o teatro (como fotógrafo) e falo agora sobre o trabalho criado para peça Plus Size Love, mais novo trabalho do Antonio Ranieri.

Primeiro preciso explicar o que é a peça e o conceito criado por ele. É uma peça-seriado. Sim, a peça acontece em capítulos que são encenados a cada 2 semanas no Season One Arts & Bar, um bar temático de seriados que fica na Rua Augusta em São Paulo. A história se completa após a exibição dos 4 episódios previstos. Tem sido um sucesso, desde a primeira peça do gênero “Estilhaços” que se tornou o nome do projeto teatral.
Bom, vamos falar da fotografia. A ideia do Ranieri era fazer fotos que apresentassem os personagens caricatos e que fossem mais voltadas para um cartaz de seriado e menos de teatro. Com essas informações fui atrás de referências do gênero em seriados e cinema.

Referências fotográficas: Glee, foto de Jill Greenberg, fotos de Drew Lundquist

Referências fotográficas: Glee, foto de Jill Greenberg, fotos de Drew Lundquist

Após a pesquisa, discutimos o conceito e fechamos o estilo. Data marcada para o ensaio com os atores, fizemos as fotos num clima divertidíssimo, com muita improvisação e correndo contra o tempo porque era véspera de feriado e todos estavam com viagem marcada. Foi quase uma linha de produção no estúdio: enquanto um começava a maquiagem, outro já estava pronto e fotografava, quem não estava pronto ajudava no figurino, na maquiagem, segurando um rebatedor. Faltavam duas semanas para a estreia da peça e tudo que tinha sido divulgado era o logo, também criado por mim, ou seja, feriado foi de trabalho, correndo contra o tempo para finalizar as imagens que iriam para cartaz, flyer, facebook, instagram e vídeo… Ufa!!

PSL_selecao

Algumas das fotos clicadas e o processo de seleção

No final, tudo certo. Resultado positivo para mim e para o grupo que está enchendo a casa toda semana com uma peça deliciosa, leve e queestará em cartaz até o comecinho de junho.

Tratamento de imagem em photoshop

Tratamento de imagem em photoshop

PSL_cartaz_1

Elenco: Cidy Dionísio, Rafael Pucca, Marlon Vila Nova, Douglas Ricci e Giovanna Romanelli. Direção: Antonio Ranieri. Assistente de Direção: Réggis Silva