Arco-íris no Escuro – Projeto Fotográfico Contra a Homofobia

O projeto existe desde 2015 e nasceu da necessidade em retratar a comunidade LGBT frente a treva ideológica em que vivemos, e esta treva se torna pano de fundo nessa série de retratos em que o único elemento a dar cor e iluminar a escuridão é a resistência e expressividade da comunidade LGBT. Ainda existe muito medo, muitas incertezas e muita tristeza na vida daqueles que ousam ser o que são.

Apesar dos avanços em relação a conquista de direitos, uma maior aceitação por parte da sociedade e o aumento da presença de homossexuais na mídia, toda essa visibilidade veio acompanhada de um crescente ódio em tudo o que se relaciona aos LGBTs.

Desde que o Congresso Nacional tomou forma na última eleição em 2014, muitos ativistas de movimentos sociais e de defesa dos Direitos Humanos, já previam a treva ideológica em que estávamos entrando em 2015, e isso se confirmou no decorrer do ano, nos inúmeros retrocessos legislativos que enfrentamos, no crescente número de casos de violência por lgbtfobia, e tendo as pautas LGBT’s transformadas em ameaças a um status quo defendido, sobretudo, por parlamentares ligados a bancada evangélica.

Essa treva ideológica está presente no local de trabalho, na vizinhança, nos serviços públicos, comércios e na família. É uma onda conservadora que nega direitos, discrimina e desampara e tem levado muitos LGBTs a uma vida acuada, sem esperanças, obscura. Ao retratar pessoas de diferentes cores, orientações sexuais, classes sociais sem explicitar em legendas quem são ou o que fazem, queremos aproximar esses retratados dos espectadores e com isso causar uma reflexão sobre o que é ser LGBT na sociedade atual. Queremos desconstruir esteriótipos. Queremos fazer o outro olhar para o lado e enxergar o LGBT como uma pessoa próxima e não um cidadão de segunda classe.


Acompanhe o projeto no instagram.

Comente aqui...